Concessionária japonesa faz upgrade e agrega inteligência a 850 mil medidores de gás

Redação – 04.12.2019 –

Nippon Gas implanta solução para medição remota a partir de 2020 e elimina sistema manual de coleta de dados

Medição manual será substituída em 850 mil unidades a partir de 2020 na Nippon Gas

A concessionária Nippon Gas fará um retrofit em cerca de 850 mil medidores de sua rede no Japão para transformá-los em dispositivos inteligentes. Com a melhoria, a medição passará a ser remota, entre outros ganhos. A transformação está a cargo de duas empresas, a UnaBiz e a Soracom, provedora de sistema de Internet das Coisas. No processo, os medidores tradicionais vão receber recursos inteligentes e passar a ser unidades de controle de rede (NCU, da sigla em inglês).

Os NCUs que vão coletar e transmitir os dados de consumo de gás para a plataforma na nuvem da Nippon Gas usando a rede Sigfox. A medição que era feita em base mensal e manualmente, passa a ser feita remota e com base horária. Com essa arquitetura também será possível controlar remotamente a abertura e fechamento das válvulas dos medidores. A eficiência energética dos NCUs é outro detalhe importante: eles serão alimentados por uma bateria interna com pelo menos dez anos de vida útil.

A maior periodicidade da medição vai permitir que a concessionária tenha dados mais preciso do consumo de gás pelos consumidores. A Nippon Gas poderá visualizar e predizer a quantidade de combustível remanescente nos clientes e trocar os cilindros – se esse sistema for o usado – de forma mais precisa. Em caso de incidentes, como terremotos, o sistema também poderá fechar automaticamente as válvulas de gás, reduzindo os efeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *