Concessionária paulista abre garagem para “busólogos”

Redação – 05.12.2019 –

Metra, que tem linha entre capital e cidades da Grande São Paulo, recebeu dois grupos de aficionados por ônibus

Duas turmas de “busólogos”, como são chamados os admiradores de ônibus, foram recebidas pela Metra no final de novembro e começo de dezembro. A visita aconteceu na sede da concessionária em São Bernardo do Campo. A visita faz parte do programa Garagem Aberta, que é uma tradição da companhia, responsável pelo transporte de passageiros no Corredor ABD, entre o bairro de Jabaquara, na zona Sul de São Paulo, São Mateus, zona leste, e sua extensão entre o município de Diadema e o bairro do Brooklin, na zona sul.

A programação foi um sonho dos busólogos, com palestras, esclarecimento de dúvidas, visita às instalações e, é claro, passeio de ônibus. De acordo com a Metra, é comum que os busólogos se reúnam para trocar informações, fotografam e filmam os veículos. Eles colecionam e trocam imagens, miniaturas, bonés, camisetas, vídeos e histórias, além de prestigiar exposições, eventos e estudar veículos e empresas que os produzem ou os utilizam para o transporte de pessoas.

A maioria dos admiradores de ônibus é do sexo masculino, mas há mulheres, naturalmente em menor número, que também fazem parte do grupo de apaixonados e apreciam trocar informações. Entre elas, Lucimara dos Santos Lamy que acompanhou o pai desde os 8 anos de idade, na administração de uma empresa de venda de peças para ônibus e que, hoje, conhece tanto, que não tem receio de corrigir informações que julga equivocadas.

Outra mulher presente no evento foi Leila Severo, também apaixonada por ônibus e motorista habilitada há mais de 12 anos. Com experiência na profissão e capacitada para conduzir veículos pesados, revelou o sonho de ser contratada para dirigir um modelo biarticulado, com capacidade para transportar mais de 150 passageiros.

Entre os homens, João Pedro Santos, que acompanha a evolução dos veículos e dá exemplos de conhecimento como sobre o modelo de ônibus Volvo B58 com carroceria Caio Vitória, lançado em 1989, mas superado tecnicamente pelo Caio Milenium 340, lançado alguns anos depois, em virtude da evolução atingida pelas empresas fabricantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *