Concessionárias ativam usina solar em praça de pedágio na BR-101

Redação – 29.07.2021 – Enel X ativou 507 painéis solares em colaboração com a Arteris, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense

Um projeto conjunto de duas concessionárias – Arteris e Enel – viabilizou a instalação de uma usina solar com capacidade de 172,9 KWp de geração de energia no km 123,7, pista sul, da BR-101. A instalação vai abastecer toda a praça de pedágio, que fica na cidade de Campos, no norte do estado do Rio de Janeiro. O projeto foi encabeçado pela Enel X, que é um braço da Enel focado em empreendimentos inovadores, no trecho administrado pela Arteris.

De acordo com Luiz Eduardo Ritzmann, superintendente de tecnologia da Arteris, a usina solar representa o compromisso da concessionária, com o conceito ESG. “Ter energia limpa permite ampliar nosso cuidado com o meio ambiente, contribuindo para o uso de fontes renováveis. Trabalhamos com responsabilidade e com foco na geração de valor compartilhado”, explica o executivo.

A inciativa faz parte da carteira de 92 projetos de geração distribuída já concluídos e com mais três em desenvolvimento da Enel X. “A energia solar fotovoltaica vive um momento de crescimento nos últimos anos e, mesmo no cenário atual de pandemia, conseguimos enxergar o quanto essa fonte de energia limpa, renovável e competitiva tem se destacado no mercado”, comenta Leandro Abreu, Responsável pela área de e-Industries da Enel X no Brasil.

De acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2020, a capacidade instalada de projetos solares saltou 64% ante 2019. Atualmente, as usinas solares de grande porte são a sétima maior fonte de geração de energia do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *