Conheça a estratégia de IoT do grupo Telefônica para 2020

Redação – 19.12.2019 –

Alejandro Cadenas, gerente de estratégia de IoT da Telefônica apontou o que deve direcionar a operadora ao longo do próximo ano em depoimento ao repórter James Blackman, do portal Enterprise IoT Insights nessa terça (17/12). Veja os principais pontos:

Redes privadas darão o tom: A implantação de redes privadas está dando lugar a uma mudança radical nas indústrias, especialmente adequada para implantações industriais do tipo campus, como minas, portos, aeroportos ou fábricas. Graças a essa tecnologia de conectividade, as empresas trabalharão com mais rapidez, segurança e eficiência.

Baixa potência: A disponibilidade total de redes de área ampla de baixa potência (LPWA), incluindo NB-IoT e LTE-M, é uma virada em setores como utilitários ou logística, graças ao baixo consumo de bateria e conectividade de ampla faixa.

Evolução do ecossistema:  O ecossistema de dispositivos, módulos e chipsets está evoluindo rapidamente; as economias de escala estão impulsionando a crescente demanda por esses dispositivos e tecnologias de conectividade. Os custos diminuirão radicalmente e novos casos de uso serão abertos. Os dispositivos IoT estão ficando mais acessíveis à medida que a escala aumenta. E eles vão muito além do carro conectado: rastreadores para idosos, crianças, animais de estimação.

Segurança: A segurança da Internet das Coisas é uma tendência importante para 2020. A segurança é uma grande preocupação para as empresas e para os indivíduos, e a tecnologia ao seu redor evoluiu significativamente – a tecnologia para proteger totalmente as soluções de IoT está pronta.

5G como realidade: O 5G está se aproximando, com novas implantações de redes em ambientes controlados, que ajudarão as empresas a aumentar a eficiência e mudar seus modelos operacionais. Aprimoramentos adicionais do lado da rede, como tecnologias de computação de ponta e veículo para tudo (V2X), permitirão novos casos de uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *