Conheça a infraestrutura por trás do maior jogo da NFL nos EUA

Da Redação – 03.02.2017 –

NRG Stadium, no Texas, vai sediar no domingo o jogo mais importante da temporada de futebol americano e foi turbinado para o evento.

O nosso futebol, conhecido como soccer nos Estados Unidos, cresce na terra de Mr. Trump,  mas não acompanha a euforia da liga nacional de futebol americano (NFL). Os bastidores do NRG Stadium, sede do principal jogo da temporada, mostram que atrás de um esporte de sucesso há uma rede de telecomunicações e TI (TIC) parruda e confiável. Vamos aos números: 7,5 mil metros de cabo e cerca de 10 quilômetros de fibra óptica ao redor do estádio.

A instalação dessa infraestrutura, coordenada por mais de 70 engenheiros, vai conectar mais de 4.500 terminais de Ethernet e 1.300 telefones e foi feita e menos de uma semana antes do jogo. A informação é da Avaya, fornecedora de parte da tecnologia ativada no estádio, cujo processo foi encampado pela WBL Services. As duas empresas receberam a missão de entregar um sistema de comunicação que atendesse jogadores, treinadores, analistas e mídia, entre outros públicos. E não só na arena em si, como em instalações próximas, caso de hotéis que hospedam profissionais ligados ao evento.

Entre as soluções técnicas de comunicação, o destaque da Avaya é a sua plataforma Aura, que gerencia os recursos e que deve ser usada ainda por cerca de 5 mil colaboradores credenciados de mídia e operações no dia do jogo. Resumidamente, a Aura é uma espécie de centro de comando móvel da NFL em instalações próximas. Nos hotéis, a empresa ativou o  Avaya IP Office, para atender as equipes hospedadas e para a comunicação pré-jogo.

“Nossa presença na arena esportiva está mais forte do que nunca, com 72 implantações em estádios em todo o mundo”, explica David Chavez, vice-presidente, CTO Architecture & Consulting da Avaya. Segundo ele, a sobreposição do sistema criado pela Avaya e pela WBL casa as tecnologias antigas existentes, tais como analógica, requisitos de ISDN e configurações de DCP, com recursos atuais de telefonia IP em todas as áreas em torno do megacomplexo esportivo. Isso é especialmente importante nas áreas fundamentais para a prevenção de quedas de energia em todo o local de 600 mil metros quadrados.