Conheça os 5 líderes em redes WAN definidas por software

Da Redação – 11.08.2017 –

Portal RCR Wireless aponta os fabricantes que estariam na frente na corrida pela chamada SD-WAN

Em reportagem de Nathan Cranford, publicada ontem, a edição online da RCR lista os cinco fabricantes que, segundo ela, estariam à frente da disputa pelas redes de amplo alcance definidas por software. A publicação destaca que vários provedores de serviço estão aumentando a velocidade de ativação das SD-WAN, pelo menos nos Estados Unidos e cita o os dados do IDC sobre o assunto: o mercado de projetos desse tipo de rede saltaria dos US$ 225 milhões, em 2015, para US$ 1,19 bilhão até o final desse ano.

A lista da RCR Wireless inclui a Cisco, que oferece suas próprias soluções, inclusive a chamada Intelligent WAN (IWAN), e as soluções da Meraki SD-WAN e da Viptela. Para esclarecer: a IWAN é considerada um conjuntos de funcionalidades de segurança e controle de tráfego para redes WAN. No caso da Cisco Meraki, o foco são produtos de networking personalizados para um ambiente de gerenciamento em nuvem. Já a Viptela ofereceria soluções baseadas em padrão aberto.

A VMware NSX é outro player que disputa o mercado de SD-WAN em função de sua plataforma de segurança que virtualiza redes para data centers definidos por software. Com a tecnologia, funções de rede como comutação, roteamento e firewalls são integrados num sistema e descentralizados. Os usuários podem criar várias redes virtuais com diferentes tipos de demandas. Já os operadores de data center podem nivelar as tecnologias e ter uma agilidade que não teriam com redes físicas.

O terceiro concorrente no cenário de SD-WAN é a VeloCloud, com sua arquitetura baseada na nuvem. De acordo com a RCR Wireless, a empresa oferece maior visibilidade e controle para as corporações, principalmente em relação à contratação de enlaces privados e em relação à internet de banda larga. A singularidade da VeloCloud é seu posicionamento como único vendor atual que oferece a SD-WAN como serviço.

A Riverbed Networks é o quarto player da lista, embora tenha estrelado recentemente sua solução SteelConnect. A ferramenta oferece recursos de projeto, instalação e gerenciamento e orquestra a entrega de aplicações entre usuários, companhias e a nuvem. Ela também está integrando a plataforma com sistemas de otimização de WAN que já possuía, criando uma linha de SteelHead SD models.

Quem fecha a listagem é a Citrix, cuja tecnologia NetScaler proveria uma experiência melhorada de aplicações na web, segundo a RCR Wireless. A plataforma é definida como uma ADC, sigla para controlador de entrega de aplicações em inglês, ou seja, um recurso que otimiza a entrega de serviços na nuvem em função de detectar e responder às mudanças da rede. A plataforma agregaria uma velocidade de aplicação cinco vezes maior do que soluções convencionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *