Conheça os aprendizados da transformação digital na pandemia

Fernando Rizzatti – 05.05.2020 –

A pandemia do coronavírus está causando profundas mudanças no mundo, e a tecnologia tem sido fundamental no combate ao Covid-19, seja na área da saúde ou nos negócios. Por isso, a transformação digital se tornou tão necessária e as empresas que ainda não tinham familiaridade com este tema estão tendo que se reinventar.

É a tecnologia que está viabilizando a operação da maioria dos negócios, por meio de trabalho remoto, reuniões, eventos à distância e, principalmente, vendas online. Este cenário caótico acelerou a necessidade de empresas e profissionais estarem presentes no ambiente virtual, porque agora esta é a única forma de se conectar com o público.

Passado mais de um mês de isolamento, já podemos tirar alguns aprendizados e o mais importante é que o momento é delicado, mas vai passar e a transformação que estamos vivendo agora será “o normal” na nova fase.

Como implantar a transformação digital?

Uma das frases que a gente mais fala na Neotix é que não existe fórmula pronta. Cada empresa é uma empesa e tem suas vantagens e limitações, principalmente quando se fala de mudanças. Então, é certo que umas estão enfrentando mais dificuldades, seja no uso das tecnologias, seja na própria cultura, ou em termos financeiros.

Mas também é certo que alguns itens precisam ser levados em consideração por todos os perfis de empresa. Veja abaixo alguns aprendizados que a transformação digital está trazendo:

1 – Ter a equipe certa é fundamental: Esse quesito é bastante complexo, porque o acerto começa no momento da seleção do seu time, passando pela adaptação de cada um ao modelo de operação e valores da empresa. Tudo precisa se encaixar perfeitamente para você conseguir uma equipe que funcione com a mesma qualidade, trabalhando no escritório ou remotamente.

A maturidade e o engajamento da equipe também são determinantes para que a transformação digital realmente aconteça, uma vez que, mesmo em home office, as tarefas precisam ser executadas. Porém, se a empresa “coisifica” pessoas, inevitavelmente, por mais maturidade que o profissional tenha, ele não estará totalmente comprometido, e no modelo home office, pode não ter o mesmo rendimento.

2 – A comunicação se tornou ainda mais essencial: Aqui na Neotix, o grande desafio de trabalhar remotamente está associado à comunicação interpessoal entre os diferentes perfis dos nossos profissionais. Pode parecer que não, mas o “olhar no olho” e a presença física tem enorme contribuição no entendimento. Em chamadas de vídeo, a interação fica limitada, porque as pessoas podem desligar suas câmeras e estabelecer a comunicação apenas por áudio, ou mesmo dividir sua atenção com outras telas.

Uma questão importante no processo de adaptação é a rotina. Nós definimos que faríamos reuniões diárias com os times, o que facilita a compreensão e nivelamento do trabalho, porém demanda um tempo muito maior dos líderes. No dia a dia do escritório, as reuniões não acontecem com tanta frequência, porque todos estão em contato sempre.

3 – Investir em tecnologia se tornou inevitável: A tecnologia hoje permite que estejamos 100% conectados, principalmente pela popularização do acesso internet e do conceito de tudo funcionar na nuvem, isso está possibilitando que muitas empresas continuem sua operação normalmente. Se a pandemia tivesse alcançado a raça humana 20 anos atrás, podemos dizer, de forma segura, que o mundo iria parar.

Algumas ferramentas têm sido fundamentais para a operação na Neotix e podem ajudar sua empresa também. Para execução de projetos de UX (User Experience), utilizamos o Miro, que permite a elaboração de diagramas e esquemas; para a criação de protótipos de projetos e design de layouts, usamos o Figma; o Github é usado pelo nosso time para hospedagem de código-fonte; e o ASANA para a gestão de projetos e equipes. Por fim, as reuniões diárias são realizadas pelo Google Hangouts. Vale ressaltar que todas essas soluções operam na nuvem, podendo ser acessadas remotamente.

4 – Todos os segmentos terão que se adaptar: Quem não buscou a transformação digital anteriormente está vivendo um momento de intenso aprendizado. Setores mais robustos e engessados, como o das incorporadoras de empreendimentos imobiliários, tendem a sofrer com as adaptações, mas não há outra alternativa neste momento a não ser abraçar o futuro.

Analisando este segmento, percebe-se como o modelo de negócios está centrado no estande de vendas, que encanta o cliente com uma réplica do apartamento. Mas hoje, a maneira como os consumidores chegam até o estágio final da compra é diferente, eles buscam todas as informações do empreendimento na internet. Por isso, este é um dos setores que tem mais urgência na implementação da transformação digital para continuar sobrevivendo.

5 – É preciso se transformar agora: Esse momento tem sido um duro aprendizado para as empresas que não tiveram iniciativas na direção de se tornarem mais digitais anteriormente, então esse processo precisa começar agora.

É preciso ter em mente, que o comportamento das pessoas está mudando junto com a tecnologia, então as empresas não podem esperar que voltarão a operar no mesmo formato de antes, porque quando a pandemia passar, os clientes terão se transformado.

Fernando Rizzatti é sócio-diretor na Neotix Transformação Digital.