Construtivo distribuirá sistema georreferenciado para BIM da Leica

Da Redação – 08.08.2018 –

A Leica Geosystems, focada em tecnologias de medição topográfica, firmou parceria com a empresa de tecnologia para construção, Construtivo, para o fornecimento de ferramentas digitais de captura de realidade. Em suma, é uma colaboração para o processo de Building Information Model (BIM), em alta nos projetos avançados de obras.

Pela parceria, o Construtivo distribuirá na América Latina as ferramentas para construção inteligente da Leica. Isso envolve a captura de imagens em 3D por meio de uma estação robótica Leica iCON e do laser scanner de imagens Leica BLK360. O processo assegura a interconectividade de volta ao processo BIM, revelando potenciais problemas ou simplesmente confirmando o planejamento desenvolvido.

Segundo o Construtivo, o modelo BIM já é uma realidade nos escritórios de engenharia e construção com a criação de projetos em 3D. Com a substituição do trabalho manual de medição para o uso de scanners digitais, as equipes de campo também passam a participar ativamente do processo BIM. “As ferramentas são usadas para digitalizar as condições do terreno e realizar o levantamento do canteiro de obras, tudo para criar uma rede acurada de posicionamento em consonância com o modelo BIM de trabalho. No modelo tradicional, a medição ficava nas mãos de empresas especializadas em topografia, que realizavam tudo manualmente, gerando inconformidade nos dados e erros no processo inicial das obras”, diz Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo.

Além da conformidade com o BIM, a eficiência no canteiro de obra é melhorada. Isso porque os profissionais da construção, incluindo mecânica, elétrica e hidráulica, usando um tablete, passam a receber dados completos em modelos 3D diretamente na obra, o que define as posições exatas de paredes, colunas e instalação de equipamentos. Conforme a obra caminha, são efetuados controles personalizados para validar o processo de construção, alinhando-se com o design e, em tempo real, com o monitoramento estrutural, que é adicionado de forma a assegurar as condições e o desempenho da estrutura.

“Os equipamentos Leica provêm informações métricas exatas, precisas, se tornando o único elo entre o projeto digital e o canteiro de obras. Por meio dos mais modernos sensores de medição que fazem a captura da realidade e validação da construção, se obtém a melhoria efetiva do ciclo construtivo, mantendo os projetos em conformidade técnica, dentro do cronograma e no orçamento e com menos mão de obra”, acrescenta Rubens Manfra, diretor geral Leica Geosystems do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *