Construtora chilena entrega mais de 565 torres de transmissão de energia na Bahia

Redação – 30.10.2020 –

Empresa conclui segunda fase da linha de transmissão de 500kV, ao longo de 265,9 km para a concessionária Empresa de Transmissão Baiana (ETB)

A ICSK acaba de concluir a segunda fase do projeto da construção da linha de transmissão de 500 kV de energia para a concessionária Empresa de Transmissão Baiana S.A (ETB). A empresa entregou 565 novas torres, divididas entre 429 torres estaiadas e 136 torres autoportantes, construídas num trajeto de 265,9 km. A companhia é considerada como a maior empresa da área de construção e engenharia da América do Sul pela revista Construcción Latinoamericana.

Esta segunda etapa do projeto para a ETB foi composta, além das 565 torres, também pela instalação de seis cabos AAAC 1120 823 MCM por fase. As 429 torres estaiadas (cross rope) e as 136 torres autoportantes totalizaram 6.395 toneladas de estruturas metálicas e 7.221 m³ de concreto, utilizados na construção. Durante o pico da obra, 1.200 funcionários da ICSK trabalharam no projeto, todos devidamente assistidos e respeitando os protocolos de saúde relacionados à COVID-19.

“Para a ICSK, concluir este desafio, em um ano atípico como o de 2020, devido à pandemia, mostra que podemos alcançar nossos objetivos quando trabalhamos juntos na mesma direção, sem deixar de seguir os protocolos recomendados para nossa saúde, e mantendo o compromisso da excelência em nosso desempenho”, afirma Jell Andrade, COO da ICSK no Brasil.

Desta forma, a ICSK contabiliza o sucesso dos projetos desenvolvidos para a ETB, em função também da bem-sucedida implantação da primeira fase, que foi entregue em junho. Com mais esta obra, a atuação da ICSK, no mercado brasileiro de transmissão de energia, atinge a marca de 2.000 quilômetros de linhas de transmissão instaladas no País, consolidando-se como uma das principais fornecedoras de serviços para o setor de energia.

Em junho, a ICSK entregou a primeira fase do projeto ETB. Foram 351 torres, num trajeto de 186 km, interligando as subestações das cidades de Ourolândia e Juazeiro, o que beneficiou mais de 280 mil habitantes destes municípios e das cidades de Campo Formoso, Umburanas e Mirangaba. A obra superou obstáculos logísticos. O pico contou com 773 colaboradores, entre diretos e indiretos, e ultrapassou a marca de 1 milhão de HH (Homem-Hora).

No país desde 2016, a ICSK recentemente inaugurou seu novo escritório em São Paulo e anunciou a chegada do executivo Robson Campos como novo country manager da ICSK Brasil, com a missão de ampliar o escopo de atuação da empresa no mercado brasileiro. A empresa já desenvolveu projetos nos estados da Bahia, Pará, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para clientes vencedores de alguns dos maiores leilões de energia do País.