Copel busca startups em novo programa de inovação aberta

Redação – 26.08.2021 – Empresa vai financiar cinco provas de conceito ao final da iniciativa 

A Copel, distribuidora de energia do Paraná, lançou um programa de inovação aberta para encontrar startups. Chamado de Copel Volt, a iniciativa é voltada a startups nacionais e internacionais e conta com investimentos de R$ 1,5 milhão para financiar provas de conceito e gerar soluções voltadas ao mercado de energia. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.copelvolt.com. A iniciativa vem para alavancar novos produtos e serviços na área de energia e fortalecer o posicionamento da Copel junto ao ecossistema da inovação. O objetivo é atrair startups com soluções já em operação no mercado nacional e internacional e financiar até cinco provas de conceito, a partir da seleção dos melhores projetos. 

O programa iniciou com uma chamada pública, no final do ano passado, resultando na contratação de uma assessoria especializada em implantação de programas de inovação aberta em grandes empresas, a Beta-i. Desde então, a assessoria se debruçou em avaliar e desenhar para o mercado os desafios propostos pela Copel às startups.  

Desafios abordam problemas que vão além do setor elétrico

Como geralmente acontece nos programas de inovação aberta, as empresas lançam os desafios enfrentados em suas áreas de negócios e no setor em que atuam para atrair projetos capazes de solucionar suas demandas de forma inovadora. 

Os desafios do programa Copel Volt seguem as seguintes temáticas: 

  • Relacionamento com o cliente, focado em soluções digitais. 
  • Energia e além da energia, voltado à diversificação de fontes de receita. 
  • Novos modelos de negócios. 
  • Processos internos inovadores. 
  • Energia limpa e novas matrizes energéticas. 
  • Eletromobilidade. 
  • Gestão de ativos e instalações. 
  • Armazenamento de energia. 

As inscrições vão de 23 de agosto a 4 de outubro. Haverá uma análise e seleção preliminar, e as startups escolhidas irão para a etapa do pitch-day, quando poderão demonstrar à Copel as soluções propostas. O anúncio dessa seletiva acontece em 27 de outubro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *