Copel instala 125 mil medidores inteligentes

Da Redação – 27.02.2018 –

Teste na cidade de Ipiranga envolve 5 mil dispositivos, mas companhia já anunciou 120 mil em São José dos Pinhais

O “grito do Ipiranga” da concessionária paranaense vai acontecer até março, quando a empresa ativa um teste com 5 mil medidores inteligentes na pequena cidade do interior do estado. O anúncio coincide com a participação da concessionária no congresso sobre cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba 2018, que começa amanhã. Com o teste, a empresa passa a controlar e monitorar remotamente os medidores, mas outra iniciativa será 24 vezes maior.

O salto mais arrojado acontece em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba e envolve 120 medidores inteligentes. De acordo com a Copel, “eles permitirão coletar as informações sobre o consumo de energia remotamente, sem a necessidade de deslocar profissionais para fazer a leitura”.

A estratégia da empresa envolve ainda a instalação de equipamentos de reconfiguração de rede, que poderão identificar quedas de energia, com religamento automático e sem a intervenção de um operador. Quando ocorrer uma falha permanente, o sistema isolará o trecho atingido e redirecionará a energia para o maior número possível de consumidores. Pela estimativa da Copel, haveria uma diminuição de 30% a 40% do tempo de interrupção do fornecimento.

A concessionária também vai apresentar projetos para o armazenamento de energia, tanto para residências quanto para grandes sistemas de acumulação, o que envolve uma melhor utilização de baterias e conversores, durante o evento em Curitiba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *