Copel reforça a rede de distribuição elétrica

Da Redação – 02/02/2017 –

Com investimentos de mais de R$ 629 milhões em subestações e linhas de energia, apenas em 2017, a concessionária paranaense amplia e moderniza sua rede de distribuição.

A concessionária de energia do Paraná, a Copel, anunciou investimentos de R$ 629,6 milhões, apenas em 2017, em obras de ampliação e modernização da rede de distribuição elétrica em todas as regiões do estado. Os recursos serão aplicados basicamente em novas subestações e linhas de transmissão, bem como na instalação de sistemas de automação e telecomunicações que ajudem a tornar a rede mais robusta e protegida contra desligamentos.

Um dos destaques é a subestação de Colombo, em implantação na Região Metropolitana de Curitiba, que será conectada às subestações Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul por linhas de 138 mil volts, para melhorar a qualidade no abastecimento de energia da capital paranaense. Já a construção da subestação São Pedro do Ivaí e de duas linhas que vão ligá-la às subestações Barbosa Ferraz e Mandaguari, por sua vez, irá reforçar o fornecimento na região Noroeste do estado.

No Norte, a Copel planeja investimentos na subestação de Cambé, juntamente com as linhas que vão conectá-la às unidades em Londrina e Rolândia. Na região Centro-Sul, será iniciada a obra de seccionamento para conectar as subestações de Bituruna, Foz do Areia e União da Vitória com linhas de distribuição locais.

O presidente da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna, destaca que esses investimentos deixam o sistema elétrico de todo o Paraná mais seguro e estável para suportar o crescimento da demanda, assim como novas ligações residenciais, comerciais e industriais. “Eles criam alternativas de desvio de fluxo de carga, prevenindo o corte no fornecimento de energia aos consumidores em caso de contingências”, explica o executivo.