Coprel Telecom aproveita infraestrutura de energia para ampliar rede óptica no RS

Redação – 11.07.2019 –

Novo trecho de 450 km adota tecnologia compacta de DWDM da brasileira Padtec

Cooperativa usa rede energia para ativar sua infraestrutura de fibra óptica no Rio Grande do Sul

Com foco em 30 cidades do Rio Grande do Sul, a Coprel Telecom já iluminou mais de 2 mil km de redes ópticas no estado. A estratégia envolve o uso de redes aéreas, com uso de postes que também sustentam a rede de fornecimento de energia da cooperativa. A novidade do provedor regional gaúcho é o uso da solução compacta da Padtec para ampliar a oferta de serviços em sua área de atuação. O objetivo é expandir suas redes DWDM, sigla para multiplexação densa por divisão de comprimento de onda.

São mais de 450 quilômetros de redes ópticas no total, que formam dois anéis ópticos entre os municípios de Ibirubá, Panambi, Carazinho, Passo Fundo e Não me Toque, no interior do estado. Para iluminar a rota projetada, a Padtec forneceu transponders duais de 100 Gb/s e modernos amplificadores ópticos com VOA (Variable Optical Atenuator) – que se adaptam às variações de atenuação das fibras ópticas – dessa solução compacta.

Para Jânio Vital Stefanello, CEO da Coprel Telecom, o maior desafio é levar internet para as áreas rurais – o que, normalmente, implica alto custo para atender essas áreas que têm baixa densidade demográfica. “No caso da Coprel Telecom, um dos fatores de sucesso foi a sinergia com a cooperativa de energia elétrica”, afirma. Segundo ele, depois de atender às pequenas cidades, a operadora investe agora para atender os distritos e chegar aos grandes centros urbanos.

Stefanello destaca que com a internet em fibra óptica os produtores rurais podem expandir o uso de tecnologia da informação e incorporar soluções de TI ao agronegócio, tornando-se mais competitivos nesse que é um mercado global – e um dos setores mais representativos da economia brasileira. E, nos centros urbanos, os usuários finais podem contar com um serviço de qualidade e alta tecnologia para a transmissão de dados e de voz.

“Estamos muito satisfeitos por contribuir com a Coprel para alavancar as conexões de alta velocidade no interior do Rio Grande do Sul, fornecendo equipamentos DWDM de última geração”, afirma Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec. “Certamente, isso trará grandes benefícios e promoverá o desenvolvimento regional, ao permitir a efetiva integração de algumas áreas às demais regiões do país e à rede mundial de computadores”, acrescenta.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *