CPqD quebra recorde mundial em transmissão óptica

Da redação – 15.12.2016 –

Marco envolveu tecnologia de transmissão coerente a 400 Gb/s sem repetição, por meio de um link óptico de 403 quilômetros.

O CPqD bateu um novo recorde na área de transmissão óptica coerente sem repetição, ou seja sem elementos ativos na rede que permitem a amplificação de sinais. Anteriormente, o instituto de Campinas já tinha realizado uma transmissão desse tipo envolvendo o tráfego no nível de 400 GB/s em uma distância de 370 km. Agora, o mesmo tipo de teste foi realizado com um link óptico de 403 km.

O teste não acontece apenas para colocar o CPqD no livro do recordes, mas sim para mostrar a viabilidade de implantar redes ópticas em locais de difícil acesso. Além da distância, o CPqD também ampliou de dez para 16 os canais ópticos de 400 Gb/s. Jacklyn Dias Reis, responsável pela área de Tecnologias Ópticas do instituto, o resultado da transmissão será apresentado na Optical Fiber Communication Conference (OFC 2017), principal evento do setor de comunicações ópticas no mundo, que acontece entre 19 e 23 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Além da equipe da área de Tecnologias Ópticas do CPqD, participaram desse trabalho pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação da Unicamp e profissionais da Corning, empresa norte-americana que forneceu fibras ópticas especiais para a experiência.

“O novo recorde mundial também é fruto dessa parceria, que permitiu complementar nossos conhecimentos em transmissão óptica coerente de alta capacidade e em projetos de amplificadores ópticos, de algoritmos de processamento de sinal e de códigos corretores de erro”, conclui Jacklyn Reis.