CPTM recebe 65 trens até final do ano

Da Redação – 06.04.2017 –

Na última quinta, o décimo primeiro deles foi entregue pela empresa. Equipamentos estão sendo fabricados no interior do estado.

O décimo primeiro trem da nova frota da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já está operacional na Linha 7 Rubi, que faz a ligação da capital com a cidade de Jundiaí (fim do trajeto). Na avaliação da companhia, os outros 54 veículos serão entregues “nos próximos meses”. Fabricados no interior do estado – em Hortolândia e Araraquara – os novos trens tem em comum o salão contínuo, ou seja, os passageiros podem transitar entre os vagões, e a presença de monitoramento via câmeras internas. Também há captação de imagens externas.

Novo trem da CPTM tem passagem livre entre os vagões. Foto: Alexandre Carvalho/A2img
Novo trem da CPTM tem passagem livre entre os vagões. Foto: Alexandre Carvalho/A2img

Outras características dos veículos incluem o acesso para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (conta com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio e espaço para cadeirantes) e monitores digitais internos. Por meio desses últimos é possível visualizar informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Sem especificar exatamente até quando serão entregues os outros 54 trens, a CPTM explica que eles somente entram em cena após a realização de testes nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização ferroviária, em oficinas e em vias operacionais. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados.