Custo da construção tem leve queda em São Paulo

Da Redação – 04.01.2017 –

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil teve queda de 0,03% em dezembro, na comparação com novembro. Essa foi a primeira queda em 12 meses pelos levantamentos do sindicato. Dessa forma, o CUB representativo da construção paulista ficou em R$ 1.295,25 por metro quadrado no período. Em 2016 a alta chegou a 5,55%.

Nessa composição, os custos médios com mão de obra representaram 61,28%, materiais, 35,56% e despesas administrativas 3,16%.

A pequena queda em dezembro, após a estabilidade do mês anterior, reflete o baixo nível de atividade na cadeira da construção civil, segundo o Sinduscon-SP. “Esse cenário de estabilidade deve se manter nos primeiros meses de 2017, esperando-se apenas o reflexo do dissídio da mão de obra em maio próximo”, diz o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan.

O Custo Unitário Básico da construção civil é calculado pelo Sinduscon-SP e pela FGV (Fundação Getulio Vargas), e representa o índice oficial que reflete a variação dos custos mensais das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *