Defesa Civil Nacional emitiu mais de 10 mil alertas para desastres naturais em 2021

Redação – 15.07.2021 – Ferramenta tem papel chave na redução dos danos materiais e na preservação da segurança e da vida da população em áreas de risco

A Defesa Civil Nacional disparou, desde o início do ano, 10.637 alertas de desastres naturais para todo o Brasil. Os números incluem os avisos emitidos por SMS para números de celular cadastrados e para usuários de TVs por assinatura, um serviço que não requer cadastro. O envio dos alertas tem papel chave na minimização dos danos materiais e na preservação da segurança e da vida da população em áreas de risco.

“Os alertas são fundamentais para preservar vidas e minimizar perdas econômicas, já que o cidadão vai receber, de maneira antecipada, um aviso sobre a possibilidade de desastre em uma determinada área de risco. É muito importante que a população se cadastre no sistema. O serviço é completamente gratuito”, explica o meteorologista e coordenador de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Tiago Molina Schnorr.

A maior parte dos alertas foi emitido por meio do serviço para celulares. Durante os sete primeiros meses do ano, foram disparados 10.372 avisos, com um total de 471 milhões de mensagens geradas. Outros 265 avisos de potenciais desastres naturais foram emitidos para assinantes de TV paga.

Entre os tipos de alerta, a maior parte (76,16%) teve como tema comunicações de chuvas intensas. Também foram significativos alertas para doenças infecciosas virais (covid-19), deslizamentos, chuvas intensas, baixa umidade do ar, queda de granizo e alagamentos, entre outros.

Passo a passo para se cadastrar

Para se cadastrar no sistema de alertas pelo celular, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Já os alertas em TV por assinatura são enviados diretamente aos televisores. O serviço é gratuito, está disponível em todos os estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *