Deutsche Telekom e dois parceiros desenvolvem lixeira inteligente

Redação – 11.06.2019 –

Com sensores e usando rede de IoT de banda estreita, dispositivos evitam recolhimento de lixo desnecessário

A operadora alemã fechou uma parceria com a companhia de logística Rhenus e com o Fraunhofer Institute for Material Flow and Logistics (Fraunhofer IML) para criar lixeiras inteligentes dotadas de sensores de Internet das Coisas que usam banda estreita (NB-IoT) e está testando 1 mil delas. O universo de lixeiras desse tipo, no entanto, poderá chegar a 100 mil até o final do ano de acordo com o projeto.

Na configuração atual, a Deutsche Telekom entra com sua plataforma de gerenciamento de IoT baseada na nuvem, conhecida como Cloud of Things. É esse sistema que envia a mensagem de recolhimento das lixeiras quando elas estão de fato cheias, evitando a coleta desnecessária e todos os custos envolvidos no processo, inclusive o combustível.

A lixeira foi desenvolvida em conjunto na Alemanha e os sensores foram anexados no container metálico, enviando os dados para a nuvem da operadora. “Os dados permitem que se faça a coleta e a disposição do lixo com precisão. Nossa plataforma de IoT disponibiliza as informações de forma amigável. Isso torna fácil mapear e controlar os processos”, resume Rami Avidan, responsável pelos negócios de IoT na T-Systems, o braço corporativo da Deutsche Telekom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *