DHL testa caminhões elétricos pesados para distâncias médias na Suécia

Redação – 24.02.2021 –

Operadora logística já tinha avaliado veículos totalmente elétricos em ambientes urbanos

A DHL a Volvo estão avançando na parceria para testar o uso de veículos elétricos. Antes, a operadora já tinha avaliado a aplicação de caminhões em distâncias curtas, agora os testes envolvem trajetos mais longos. A avaliação envolve o uso de caminhões pesados elétricos em operações de transporte regional na Suécia, no caso o modelo Volvo FH Elétrico com PBT de 60 toneladas.

A partir de março, o caminhão vai operar entre dois terminais logísticos da DHL na Suécia, percorrendo uma distância de 150 km. Os testes vão fornecer dados que ajudarão a otimizar o equilíbrio entre as distâncias cobertas, peso da carga e pontos de recarga em operações diárias de transporte rodoviário.

Segundo a Volvo Trucks, divisão da multinacional que cuida dessa área, ao promover uma transição eficiente para a eletrificação, a empresa dá passos importantes para um transporte livre de combustíveis fósseis no futuro. E considera ainda todo o ecossistema para eletrificação em caminhões, incluindo recargas, planejamento de rotas, veículos e serviços de apoio.

A DHL Cargas está realizando diversos projetos em tecnologia sustentável e livre de combustíveis fósseis. Na Suécia, a empresa criou um programa de despacho de cargas focado nas mudanças climáticas. Clientes que optarem por este programa pagam uma tarifa adicional fixa por pacote ou pallet despachado. Esta receita adicional é investida em tecnologias limpas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *