Distribuidoras contratam R$ 187 mi em redes subterrâneas de energia

Da Redação – 20.06.2018 –

Instalação de rede subterrânea (foto ilustrativa da Copel)

A AES Eletropaulo e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) fecharam contratos com a Prysmian para instalação de redes subterrâneas em São Paulo e Curitiba. Juntos, os projetos somam R$ 187 milhões em investimentos, segundo a contratada.

Em ambas as implantações, o escopo inclui fornecimento de materiais, equipamentos e técnicos para realizar obras civis, montagem eletromecânica, testes e comissionamento da linha de transmissão subterrânea. Em São Paulo, a nova linha conectará a rede de energia da AES Eletropaulo à Estação Transformadora de Distribuição (ETD) Vila Formosa, na zona leste da capital, com extensão total de aproximadamente 2,9 quilômetros. A nova rede atenderá os bairros Parque São Lucas, Jardim Guairaca, Vila Macedópolis e Vila Alpina.

Na capital paranaense, a nova linha subterrânea de transmissão de energia será construída na região leste e vai interligar a subestação Curitiba-Centro à subestação Uberaba, num total de 8 quilômetros. Nessa obra serão retiradas as torres de energia da Avenida Comendador Franco, que liga Curitiba a cidade satélite de São José dos Pinhais. A linha aérea hoje existente será desativada, com a retirada de 25 torres, 20 superpostes e 42 quilômetros de cabos condutores instalados ao longo do canteiro central. A construção de uma nova linha tornará o sistema menos vulnerável a desligamentos acidentais e mais adequado ao crescimento da cidade.

“Apesar do pequeno número de redes subterrâneas, acreditamos em um crescimento importante nos investimentos nesses projetos nos próximos anos”, avalia João Carro Aderaldo diretor da divisão de energia da Prysmian Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *