Dnit assina acordo de colaboração técnica em BIM com a Autodesk

Redação – 10.08.2020 –

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a Autodesk assinaram um acordo de colaboração técnica para promover mútua cooperação e promover ações para fomento à implantação de melhorias na gestão de projetos e de obras públicas por meio da utilização do BIM (Modelagem da Informação da Construção).

O DNIT tem 56 mil quilômetros de estradas e rodovias, 28 mil km de ferrovias e hidrovias para gerenciar, ampliar e melhorar e vê nas tecnologias de BIM um avanço para a missão. “O BIM é um dos objetivos estratégicos do órgão, que participa do Comitê de Implementação do BIM do governo federal e do Ministério de Infraestrutura, como forma de prover à população brasileira um processo melhorado para conectar este país que tem uma diversidades enorme de desafios de mobilidade”, diz Pedro Soethe, líder do time técnico da Autodesk Brasil e que irá trabalhar diretamente com a equipe da Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT pelos próximos 2 anos.

O documento foi assinado entre o Diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello e o presidente da Autodesk Brasil, Sylvio Mode. O acordo traz todo o conhecimento de implementação do BIM que a Autodesk tem no Brasil e no mundo entre instituições públicas e privadas.

A cooperação visa assegurar a implementação efetiva do BIM, baseada em três pilares: Política (Pessoas), Processos e Tecnologia. Foram definidas as seguintes as metas para atingir os objetivos:

 

 

  • Elaboração de Guia de Projetos de estradas usando o BIM

 

 

  • Operação assistida para projetos de infraestrutura rodoviária.

 

 

  • Estruturação de templates, relatórios e objetos paramétricos

 

 

  • Realização de eventos técnicas (Workshops)

 

 

  • Apresentação dos resultados para a população

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *