Duas startups lideradas por mulheres vão testar pilotos na área de saneamento

Redação – 24.12.2019 –

Programa inovação da Iguá Saneamento vai investir e aplica os projetos nas cidades que atende

A Iguá Saneamento acaba de escolher as duas startups que vão participar de seu programa Iguá Lab. Os projetos pilotos devem ser aplicados na área de cobertura da concessionária, que atua em 37 cidades e cinco estados, atendendo cerca de 7,1 milhões de pessoas. A edição de 2019 foi vencida por duas startups 100% lideradas por mulheres, a Boletão e Refil Me, selecionadas entre 15 concorrentes finalistas.

Depois de um período de mentoria com a aceleradora Troposlab, elas devem colocar seus projetos em prática. No caso do Boletão, a solução envolve um gerenciador financeiro que organiza todos os seus boletos, emite alertas e ainda oferece crédito para garantir o pagamento e evitar as multas de faturas atrasadas. A proposta do Boletão, fintech criada por Ariane Pelicioli, Fernanda Zerbin e Aline Santiago.

“Tivemos a ideia do Boletão em 2016, mas, até então, não tínhamos uma chance de implementá-lo em uma escala maior. Nosso interesse em participar do Iguá Lab surgiu por conta do potencial que vemos na Iguá Saneamento como um grande parceiro do nosso projeto, e também pela expectativa de como essa ação conjunta pode ser um case de referência para nós”, diz Ariane Pelicioli.

A outra vencedora é a startup Refil Me, liderada pelas irmãs mineiras Isabela e Flávia Vitoi Rosa de Souza. O projeto delas é a instalação de quiosques que oferecerão água potável a baixo custo nos espaços públicos e, ao mesmo tempo, recolherão embalagens recicláveis. “Todo o processo do Iguá Lab, especialmente a etapa de aceleração, foi muito importante para encontrarmos caminhos de como desenvolver nosso produto, elevando nossas expectativas de levá-lo ao mercado”, conta Isabela.

Os participantes da fase de aceleração – as 15 finalistas – foram escolhidos entre 60 startups que se inscreveram em um dos cinco desafios propostos: Engenharia; Novos Negócios e Processos de Vendas; Relacionamento; Cidades inteligentes; e Internet das Coisas. Além das duas vencedoras, também foram selecionadas outras cinco startups – Eisenia, Acqua Logic, Soul Ambiental, Konitech – Collaborative Solutions e NB²Things – que passarão por uma nova rodada de avaliações internas, podendo se tornar parceiras da Iguá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *