Dynapac aumenta digitalização em pavimentadoras

Redação – 31.01.2020 –

A Dynapac está lançando a tecnologia de gestão digital para pavimentadoras de asfalto MatManager. O sistema acompanha o consumo de material em tempo real para evitar excedentes e assim permitir o melhor aproveitamento da massa asfáltica durante as pavimentações. As informações são exibidas na cabine, em uma tela touchscreen, e podem ser manipuladas para extração de relatórios e correções da operação.

Entre os parâmetros que o sistema acompanha estão a distância, para medir o tempo restante até a necessidade de uma nova carga de material, largura do trabalho, temperatura do asfalto e meteorologia, incluindo a temperatura do ar, umidade, velocidade do vento e pressão atmosférica, que são informações que podem influenciar na temperatura e durabilidade do asfalto.

“Vamos muito além do equipamento de pavimentação e conseguimos entregar uma ferramenta que garante ao empreiteiro que ele completará sua obra no menor tempo possível, com o mínimo de material necessário e no máximo nível de qualidade. A automação e a digitalização são tendências essenciais no mercado de construção”, diz Carlos Santos, gerente de vendas da fabricante.

Segundo ele, as análises podem ser feitas além do âmbito da obra, pois o sistema é projetado para funcionar como um banco de dados histórico, onde cada operação pode ser comparada com outras, e as informações referentes às melhores performances obtidas podem ser resgatadas para comparar e aperfeiçoar a operação corrente, inclusive com registro de diretrizes comentadas. “Os dados históricos são úteis também para o planejamento. Por exemplo, com base no registro climático de diferentes obras, em função de altitude, temperatura e chuvas, é possível saber o quanto isso impactará na produtividade”, conclui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *