Eixo SP adota inspeção acreditada em suas obras de rodovias

Redação – 29.10.2020 –

Concessionária é a primeira a adotar a certificação criada pelo Inmetro em 2017 com focos em projetos de infraestrutura

A concessionária Eixo SP é a primeira a adotar a inspeção acreditada em seus projetos de obras ao longo dos 30 anos da concessão ganha por ela em junho desse ano em São Paulo.  A medida envolve a inspeção acreditada em obras rodoviárias, o que pode levar ao aperfeiçoamento da malha concedida e nas obras de duplicação de pistas. A certificação passou a ser pedida porque somente na nova concessão do Lote Piracicaba-Panorama vão ser geradas 54 mil pranchas de projetos para avaliação, revisão e relatórios técnicos.

Com esse expressivo volume, a agência reguladora paulista – Artesp – passou a exigir que os novos contratos de concessão adotem a inspeção acreditada para garantir o cumprimento das normas e a conformidade em requisitos específicos, como técnicos e jurídicos, com agilidade e competência técnica. Lembrando que a agência analisou, em média, por ano, 25 mil pranchas de projetos, tendo um pico de 33 mil, em 2011, nos últimos dez anos. Os números contrastam com o volume da nova concessão, assumida pela Eixo SP.

“A certificação acreditada agrega inovação, segurança e agilidade nos processos de avaliação de projetos e, consequentemente, a certificação das obras. É uma meta do Governo melhorar a entrega e os resultados e a concessão de PiPa é um exemplo desse modelo”, afirma Priscila Ungaretti, secretária executiva da Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *