Eletronet adota tecnologia da Ciena em backbone óptico

Da Redação – 04.05.2018 –

Rede inclui 16 mil km de infraestrutura em 18 estados

Fornecedora de infraestrutura de rede para provedores regionais (ISPs) e no atacado, a Eletronet adotou a 6500 Packet-Optical Platform, da Ciena, como objetivo de modernizar sua rede. A empresa tem uma malha de 16 mil km de cabos aéreos do tipo OPGW instalados ao longo de várias redes de transmissão de energia elétrica, o que é sua principal característica.

Já a nova plataforma vai permitir que a operadora, classificada como carrier de carrier, ou seja, que fornece backbone para outras operadoras, atinja até 22 Tbps de capacidade. Segundo a Ciena, seria a rota expressa de transporte de dados mais rápida do Brasil.

Na prática, a Eletronet pode “fornecer serviços de até 10 GbE ou de 100 GbE para transportar grandes quantidades de dados através de distâncias mais longas”, diz a nota oficial da fabricante americana. Em termos de oferta, a Eletronet poderá viabilizar a implantação de futuros serviços, como virtualização e aplicativos de rede definida por software (SDN).

“Quando pensamos no que queríamos conseguir com uma rede de 100 G, era fundamental fornecer a menor latência de rede no mercado bem como estabelecer rotas diretas para os clientes que permitissem a ativação rápida dos serviços”, explica Anderson Jacopetti, diretor de tecnologia da Eletronet. “Ao utilizar a expertise da Ciena no setor de pacotes óticos convergentes, nossa rede se tornou mais ágil, permitindo-nos expandir ainda mais a conectividade em todo o Brasil”, finaliza.