Elevadores e escadas rolantes ganham recursos para reduzir contaminação em locais públicos

Redação – 18.05.2020 –

Tecnologias incluem renovador de ar para cabinas, proteção de botoeiras e luz ultravioleta para desinfecção de corrimãos

A Atlas Schindler desenvolveu novas soluções para sistemas de transporte público que envolvam elevadores e escacada rolantes durante a pandemia. Para os primeiros, as novidades são o renovador de ar de alta vazão e a proteção de botoeiras e, para escadas e esteiras rolantes, um dispositivo Ultra UV para desinfecção de corrimãos.

Tecnologicamente falando, o renovador de ar de alta vazão aumenta a circulação de ar nas cabines dos elevadores. Por meio desta solução, o ar é renovado em segundos, diminuindo a quantidade de vírus e bactérias em suspensão dentro do equipamento. A instalação pode ser feita em elevadores com ou sem subteto e o fluxo de ar é direcionado para o ambiente através de difusores.

No caso da proteção de botoeira, o recurso envolve a aplicação de uma película que permite a higienização dessa superfície com mais frequência e de maneira mais adequada, protegendo a botoeira contra danos causados por produtos químicos.

Já os corrimãos de esteiras e escadas rolantes também ganharam reforço extra na higienização por meio da instalação de um dispositivo Ultra UV, que permite a desinfecção automática. O dispositivo pode ser instalado em escadas e esteiras rolantes já em funcionamento e utiliza tecnologia de iluminação para promover uma desinfecção de alta eficiência do corrimão. Por meio de irradiação de luz ultravioleta invisível, a higienização tem ação germicida e esterilizadora.

Como a luz irradia a uma curta distância do corrimão, o UV age diretamente no material genético de bactérias, parasitas e vírus, oferecendo uma desinfecção segura e rápida. O uso do LED UVC no corrimão traz a vantagem adicional de desinfetar a superfície de maneira eficiente e ecologicamente amigável e sem deixar vestígios dos produtos de limpeza convencionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *