EllaLink inaugura cabo submarino de alta capacidade entre Brasil e Europa

Redação – 21.09.2021 – Nova rota submarina reduz a latência e beneficia plataformas de telecomunicações, de operações financeiras e jogos online 

A empresa de telecomunicações EllaLink inaugurou um cabo submarino de fibra óptica de alta capacidade que conecta diretamente o Brasil à Europa. A infraestrutura se conecta ao Brasil a partir da Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), onde fica o Cable Landing Station (CLS) – ponto de ancoragem dos cabos EllaLink. Com 14 cabos submarinos, a capital cearense é o maior hub do mundo de conexão de fibra óptica. 

Com capacidade de 100 terabits por segundo (Tbps), o cabo EllaLink representa a abertura da primeira rota de conexão direta de alta capacidade com a Europa. Até junho, quando entrou em operação, todas as conexões de cabos submarino de fibra óptica de última geração entre os dois continentes passavam majoritariamente pelos Estados Unidos. Ao todo, são 6 mil quilômetros de cabos entre Fortaleza e Sines, em Portugal, sob as águas do Oceano Atlântico. Os cabos contêm 4 pares de fibra óptica.

Vantagens do novo cabo submarino

Um dos beneficiários do novo cabo submarino de alta capacidade da EllaLink é o Consórcio BELLA (Building the Europe Link to Latin America), formado por comunidades de pesquisa e educação europeias e latino-americanas. A instituição necessitava de uma rede de fibra óptica que suporte a transmissão de grande quantidade de dados com baixa latência para trocar informações e estudos sobre vários temas, como o das mudanças climáticas. 

A nova rota do cabo EllaLink será fundamental para a comunidade científica dos dois continentes. Vários trabalhos científicos de peso terão seus dados e resultados compartilhados em tempo real pelo BELLA, com a ajuda do cabo EllaLink. Um deles é o Copernicus, Programa de Observação da Terra da União Europeia que monitora em tempo real efeitos das mudanças climáticas. 

Além disso, o governo cearense espera que a chegada do novo cabo submarino traga novos investimentos para a cidade. Há conversas com a Amazon para a criação de um data center em Fortaleza, segundo o governo estadual.