Empresa brasileira oferece equipamento não-destrutivo para substituição de redes subterrâneas

Redação – 15.04.2019 – 

A fabricante de equipamentos Empretec apresenta o CB40, uma perfuratriz indicada para realizar a substituição de tubulações subterrâneas por método não-destrutivo. A técnica é o pipe bursting (ou pipe cracking), que nada mais é do que a quebra da tubulação antiga ao mesmo tempo em que se instala uma nova do mesmo diâmetro ou maior.

“Nesse método, a tubulação a ser substituída é quebrada e os fragmentos são compactados no solo ao mesmo tempo em que é instalada a tubulação nova. A tubulação nova pode ser do mesmo diâmetro ou maior que a antiga”, diz Guilherme Nurchis, diretor da empresa. O CB40 (40 toneladas de força de tração) pode operar na superfície ou de “bueiro a bueiro”.  O equipamento atua a 145 metros por hora.

Em reportagem da Revista Infraestrutura Urbana, é possível entender detalhes da tecnologia, que foi criada pelos ingleses nos anos 1980 para substituir tubulações de gás. Posteriormente, o uso foi estendido a redes de água, esgoto, telecomunicações e energia. Veja a matéria neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *