Empresa canadense lança “caminhão gordo” para a área de infraestrutura

Redação – 28.03.2019 –

Fat Truck foi projetado para operações em concessionárias de energia, instalação de dutos de óleo e gás e telecomunicações, entre outras áreas

A Zeal Motor, fabricante de equipamentos baseada em Quebec, lançou um caminhão industrial e fora de estrada especialmente para operações na área de infraestrutura. O escopo vai desde a instalação de dutos de óleo e gás até a ativação de rede externa de telecomunicações, passando pela estrutura de concessionárias de energia. O nome sugestivo, Fat Truck, caminhão gordo em português, é apenas um detalhe. Focado no transporte de pessoal e de carga, ele foi desenhado para se locomover em terrenos difíceis e é totalmente anfíbio, de acordo com a montadora canadense.

Dirigido por meio de joysticks, o Fat Truck tem três versões – para transporte de equipe com até oito pessoas e dois formatos de picape. A operação anfíbia acontece com ajustes inteligentes. É o caso do sistema para inflar e desinflar os pneus. Se o caminhão gordo estiver literalmente na lama, é possível desinflar os pneus, aumentando a capacidade de tração. Se ele for atravessar um rio, por exemplo, o processo acontece ao contrário: os pneus são inflados ao máximo, otimizando a travessia. Tudo isso, de acordo com o fabricante, por meio de um botão o painel. Aliás, a operação do veículo pode ser compartilhada, pois o painel de comando fica entre as duas poltronas frontais.

E de onde veio a ideia para o Fat Truck? De acordo com a Zeal Motor, em comunicado oficial, o veículo foi desenvolvido a partir da experiência pessoal dos três fundadores da companhia, que têm um background combinado de cerca de 60 anos na área de veículos industriais. Na prática, a empresa confirma a entrega de 100 unidades até o final do ano. O publico alvo são empreiteiras e equipes de serviços e emergências. Além da América do Norte, os mercados australianos e dos países escandinavos estão na mira da Zeal Motor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *