Engenheiro de redes indica seis características que infra de TIC vai precisar para lidar com o 5G

Redação – 30.08.2021 – Crescimento rápido da tecnologia pede por novas configurações da rede para aproveitar da máxima capacidade 

O 5G é a tecnologia de banda larga móvel que cresceu mais rápido. Entre o terceiro e o quarto trimestre de 2020, o aumento de conexões 5G subiu 66%, com 229 milhões de dispositivos 5G conectados no fim do ano passado. Os dados são da consultoria Omdia, que também apontam para 3 bilhões de dispositivos conectados em 5G até 2025. 

Para tanto, será necessário que as redes estejam preparadas. Emerson Santos, engenheiro de Vendas e Redes Ópticas da Ribbon, que serão necessárias seis características de rede para permitir que o potencial do 5G seja alcançado. O executivo participou do webinar FTTH Meeting Online, realizado semana passada, e as destacou: 

  • Capacidade de conectividade: devido às características do 5G, como baixa latência e alta velocidade de banda, vai exigir mais capacidade da rede, que vai precisar responder mais rápido. 
  • Fatiamento de rede: conceito de arquitetura que divide a rede em camadas, como se a transmissão fosse fatiada. A ideia é permitir a prestação de um serviço diferenciado para cada aplicação. Por exemplo, fornecer uma rede 5G para uma indústria de uma forma e para smartphones de clientes finais de outra. 
  • Baixa latência: é preciso que ao menos parte da rede permita o transporte de banda com baixíssima latência, de até 1 milissegundo, o que é muito menor que a do 4G (10 ms). 
  • Sincronização de rede: para atender o padrão UIT, será necessário atualizar os equipamentos de rede. Hoje, segundo Santos, os hardwares são de classe C, onde a precisão é de ao menos 10 nanossegundos. “Equipamentos precisam estar preparados para a classe D, quando a precisão reduz para cerca de 5 nanossegundos.” 
  • Programação: redes precisam estar abertas para permitir a automação da rede. 
  • Segurança: será uma característica muito importante para a rede de transporte. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *