Blooomberg capta US$ 40 mi para cidades sustentáveis

Da Redação – 05.12.2016 –

Durante a Cúpula dos Prefeitos de 40 cidades poluidoras no mundo (C40), realizada na Cidade do México, o magnata Michael R. Bloomberg, que é presidente do Conselho do C40 e enviado da ONU para Cidades e Mudanças Climáticas, anunciou que nos próximos quatro anos serão aplicados 40 milhões de dólares via a Bloomberg Philanthropies, da Children’s Investment Fund Foundation e Realdania. O aporte será usado para destacar a importância das cidades na realização dos objetivos do Acordo de Paris e para financiar o trabalho crítico a ser alcançado até 2020.

“Para o mundo atingir os objetivos do Acordo de Paris, as cidades e seus prefeitos devem liderar o caminho – e já o fazem porque compreendem os principais benefícios econômicos e de saúde pública de lutar contra as mudanças climáticas”, disse. “O novo relatório do C40 ajudará a acelerar esse trabalho e a compartilhar as experiências bem sucedidas com mais cidades ao redor do mundo “, completa Bloomberg.

“As cidades estão assumindo o desafio climático, colaborando entre si, trabalhando juntas, criando uma rede acima e além das diferenças nacionais e culturais”, disse também a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que assumiu oficialmente como presidente do C40 durante a Cúpula. “Precisamos atrair cidadãos e o setor privado. Temos de chegar aos líderes das finanças globais para que se juntem a nós na mudança energética e ambiental para um mundo com clima seguro”, salientou ainda.

Anne sucede o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que durante seu mandato ampliou de 66 para 90 suas cidades membros, criou o Financing Facility C40 para apoiar cidades em desenvolvimento – que agora são maioria no C40 – e levou as cidades à vanguarda das negociações climáticas importantes, através do que ele chamou de “diplomacia das cidades”.

Durante a Cúpula do C40, quatro novas cidades se tornaram membros da organização: Dakar, Kuala Lumpur, Medellín e Montreal. Essas cidades representam quatro continentes diferentes e oficialmente elevam a 90 o número de cidades do C40.