Especialistas apostam no PEAD para drenagem de obras de infraestrutura de longa duração

Redação – 19.07.2019

Para associação do setor, os tubos de polietileno de alta densidade têm vantagens em projetos de drenagem

O rompimento da barragem de rejeitos de minérios em Brumadinho (MG) abriu várias discussões técnicas no país e uma delas é a respeito do sistema de drenagem de grandes obras. Para Eduardo Bertella, membro da , o sistema de drenagem precisa estar presente na estrutura para a obra ter uma vida longa. “Esse é o trunfo do tubo de polietileno, que é considerado um produto de grande longevidade, que não requer manutenção e não deteriora”, argumenta.

De acordo com ele, os tubos de PEAD simples ou corrugado têm sido uma das melhores opções para projetos de condução e drenagem, onde as condições de trabalho podem ser críticas e as cargas extremamente pesadas. “Esta solução foi desenvolvida com a mais moderna tecnologia e permite utilizar o mesmo tubo em diferentes condições, atendendo as necessidades de projeto independente do tipo de segmento e das características de cada planta”, detalha Bertella.

Especificamente no caso da drenagem e impermeabilização, os tubos de PEAD são considerados uma das melhores soluções devido à sua durabilidade e performance (grande área perfurada por metro linear), constituindo um sistema drenante eficiente com a capacidade de não permitir que a água ou qualquer outro líquido se infiltre e deteriore a estrutura.

O material ainda teria ganho espaço em obras de engenharia civil pela alta resistência mecânica e facilidade de instalação. O material é capaz de suportar temperaturas elevadas (picos de 60°C) e apresenta grande resistência ao ataque químico.  O tubo de PEAD tem outras vantagens em relação a produtos opcionais, incluindo maior flexibilidade e poucas emendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *