Estacionamentos ganham inteligência com recursos de Internet das Coisas

Redação – 27.05.2020 –

Empresa suíça aposta no IoT para aplicações em cidades inteligentes, com plataforma que pode integrar outros sistemas como vigilância e iluminação 

A Paradox Engineering, especializada em projetar e comercializar soluções da Internet das Coisas (IoT) para gerenciamento de dispositivos e dados em cidades inteligentes, aposta numa plataforma única para gerenciar vários serviços públicos. A solução envolve, inclusive, aplicativos inteligentes de estacionamento por meio do monitoramento remoto de instalações de estacionamento. A ideia é fornecer dados precisos sobre os veículos para aumentar as taxas médias de uso e a rotação de carros em parques ao nível da rua e de vários andares. Além disso, o recurso ajudaria a controlar áreas limitadas ou com tempo limitado.

A solução inclui sensores sem fio para detecção de veículos, repetidores, gateways e o software. A plataforma pode ser combinada com aplicativos móveis, painéis de mensagens variáveis ​​e sistemas de orientação de tráfego para projetar serviços inovadores para motoristas urbanos. Ela também integra a tecnologia blockchain para maior validade e segurança dos dados. Segundo a Paradox Engineering, a iniciativa demonstrou – em ganhos reais – uma redução comprovada de até 30% no congestionamento do tráfego, graças à diminuição de carros que procuram estacionamento grátis.

Como é interoperável e baseada em padrões, a mesma rede da plataforma pode hospedar e dar suporte a outros aplicativos, como iluminação pública, Wi-Fi público, vigilância por vídeo, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *