Estações de tratamento de água serão monitoradas por IoT

Da Redação – 19.02.2018 –

Plataforma de serviços digitais para concessionárias de saneamento, que usa dados de Internet das Coisas para monitorar operação de campo

Com foco na gestão de estações de tratamento de água (ETAs), a Aquavista é o nome comercial da nova plataforma da Veolia. Apesar de baseada na nuvem, a tecnologia vai trabalhar a partir dos dados coletados em campo por sistemas de Internet das Coisas (IoT) aplicados à equipamentos das concessionárias de saneamento. Segundo a companhia, o recurso vai atuar como “ferramenta para administrar plantas e equipamentos de tratamento de água remotamente”.

Em função dos dados coletados, a plataforma pode sinalizar a necessidade de substituição de equipamentos evitando falhas e gerenciar alarmes, centralizando as informações numa única tecnologia. O processo pode ser direcionado para diversos equipamentos ou para uma estação industrial ou municipal completa de tratamento de água e águas residuais. O recurso “engenheiro de processo virtual” é outra novidade, oferecendo uma rede de especialistas em água para suporte técnico e assistência em sessões de treinamento online.

Com o monitoramento, a plataforma permite a emissão de relatórios em tempo real e disponibiliza dados sobre o funcionamento das estações. Outro aspecto da Aquavista é personalização, ou seja, pode ser adaptada a qualquer ETA e funciona como um acervo para toda a documentação da instalação: relatórios de serviço, fichas de dados de equipamentos, manuais, documentos de saúde e segurança, vídeos de treinamento e contratos.

“Hoje temos a capacidade de coletar dados sobre a qualidade e fluxo da água com sensores e dispositivos de medição e utilizar esses dados em tempo real para realizar ajustes químicos e das condições de tratamento”, comenta Klaus Andersen, CEO da Veolia Water Technologies Américas. Segundo ele, isso permite que os sistemas de tratamento de água possam ser projetados para serem menores, utilizar menos energia e requerer menos produtos químicos para tratamento da água.