Estádio americano conecta até 75 mil torcedores

Da redação – 10.11.2016 –

Infraestrutura de rede sem fio Wi-Fi permite a conexão simultânea na arena no estado da Carolina do Norte. Instalação permite ainda ativação de serviços de Internet das Coisas (IoT) e pagamento móvel.

O estádio oficial do time de futebol americano Carolina Panthers acaba de receber uma rede sem fio Wi-Fi que permite a conexão de até 75 mil torcedores ao mesmo tempo. A estrutura de rede foi montada pela Aruba Networks e envolve cerca de 1,2 mil pontos de acesso e a capacidade de trafego superior a 20 Gbps. Os donos da arena já haviam melhorado a conexão anteriormente com uma renovação de seu sistema de antenas distribuídas (DAS), primeira etapa antes da ativação da rede Wi-Fi.

“Nossa estrutura anterior não atendia às necessidades dos torcedores nem aos nossos requisitos de densidade”, explica James Hammond, diretor de TI do Carolina Panthers. “Sabemos que a experiência no estádio deve ir além da comodidade de assistir aos jogos em casa para que os torcedores continuem vindo aos jogos. Estava claro que precisávamos de uma modernização na infraestrutura para fornecer o tipo de experiência de conexão no estádio que os torcedores esperam”, completa.

De acordo com ele, os pontos de acesso foram instados embaixo dos assentos do estádio e são controlados pelo sistema de gerenciamento de rede AirWave, da Aruba, o que permite melhorar o desempenho da infraestrutura sem fio. Outro componente é o ClearPass Policy Manager, solução para tornar seguro o provisionamento automatizado de dispositivos móveis. Isso envolve, entre outras coisas, as máquinas de pagamento móvel (os point of sales ou POS ou, as “maquininhas”) . O mesmo provisionamento seguro aconteceria com os dispositivos de Internet das Coisas (IoT).