Exposibram: KSB apresenta bombas hidráulicas de grande porte para mineração

Redação – 10.09.2019 –

A multinacional KSB participa da Exposibram, nesta semana em Belo Horizonte, junto com a sua controlada GIW Industries, sediada nos Estados Unidos e focada no setor de mineração, para apresentar suas soluções de bombas hidráulicas de grande porte. A primeira delas é a bomba de descarga de moinho KSB MDX, já em operação em algumas mineradoras no País. Ela conta com revestimento de sucção ajustável e promete vida útil prolongada.

Já bomba de polpa de minério LSA, produzida na fábrica da KSB Brasil em Várzea Paulista (SP), traz corpo com revestimento de sucção substituível com rotor de quatro aletas ou na opção de três aletas para resíduos sólidos de tamanhos maiores. O corpo de mancal bipartido oferece facilidade de inspeção e manutenção. Com ela, segundo a KSB, várias opções de material e projeto hidráulico podem sem usadas na mesma parte mecânica da bomba nacional.

A LSA tem carcaça em ferro fundido branco, assim como o rotor. O pedestal é feito em aço carbono e o suporte de mancal em ferro fundido. O tamanho do bocal de descarga varia entre 457 e 660 mm. Já a vazão vai de 20 a 13.600 m³/h; altura manométrica até 90 m e a pressão de operação de até 16 bar. A LSA foi projetada para suportar temperaturas de até 120ºC.

Tradicional no setor de mineração, a bomba LCC é fabricada com materiais de alta dureza (GasiteÒ 28G), ou seja, uma liga patenteada da empresa destinada às aplicações de alta abrasividade, também conhecida como Ferro Fundido Branco (ASTM A532 Classe III Tipo A). A bomba de polpa LCC para aplicações com Polpas Classe 01, 02 e 03, ou seja, mais leve, permite ao fabricante atender ao segmento com esta versão nacional produzida para mistura de água com minérios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *