Florianópolis inaugura novo acesso ao Sul da ilha e ao aeroporto da capital

Redação – 28.09.2020 –

A Ilha de Santa Catarina, onde está a maior parte de Florianópolis, acaba de ganhar o acesso à sua região sul e também ao aeroporto da capital. A obra que facilita a vida dos habitantes e turistas começou em 2014 e custou R$ 219 milhões, sendo mais de um terço desse valor correspondente a desapropriações. A nova obra é um rodovia com oito quilômetros de extensão, sendo a maior parte em pista duplicada. Além de ligar toda a cidade ao terminal aeroportuário, a estrada também absorve 60% do tráfego em direção aos bairros da região, desafogando a SC-405, no Rio Tavares.

Segundo o governo estadual, a obra teve quase metade dos seus trabalhos realizados após o início da atual gestão em janeiro de 2019. O custo total envolveu um intenso trabalho de preservação ambiental, incluindo supervisão, desapropriações e obras de arte especiais. O governo catarinense também montou uma força-tarefa para liberar parcialmente o trânsito no local em outubro de 2019, quando foi inaugurado o novo terminal do aeroporto de Florianópolis. Desde então, foram feitos os acabamentos, a liberação da pista dupla em um dos lotes e trabalhos complementares.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, lembrou que a instalação do novo acesso ao Sul da Ilha foi um enorme desafio do ponto de vista ambiental e das desapropriações, uma vez que parte da rodovia corta um trecho urbanizado. Segundo ele, o governo atual impôs um ritmo três vezes superior ao andamento da obra. A próxima etapa será uma rede de iluminação, assumida inclusive em áreas urbanas.

O edital de licitação para contratar a empresa responsável pela obra de implantação da rede de iluminação no novo acesso está em andamento e a abertura da documentação será no dia 29 de setembro. O orçamento previsto para a contratação dos serviços é de R$ 6,8 milhões e o prazo para a conclusão dos trabalhos é de quatro meses, após assinatura da ordem de serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *