Forte Telecom amplia capacidade de rede óptica com adoção de DWDM

Redação – 07.01.2020

Solução da Padtec permite tráfego de dados de até 4 Tb/s em cada trecho da capital fluminense para o interior

A Forte Telecom acaba de iluminar um novo trecho de 650 km de sua rede de fibra óptica entre a cidade do Rio de Janeiro e o interior do estado. A infraestrutura inclui uma rota paralela e totalmente subterrânea, construída ao longo de oleoduto, o que aumenta a confiabilidade da rede. Para ativar as nova rota, que passa por municípios como Campos, Macaé e Niterói, a operadora adotou o DWDM da Padtec, que forneceu transponders de 100 Gb/s e amplificadores ópticos dessa nova geração. Os trechos iluminados apresentam uma capacidade total de tráfego de dados de 8 Tb/s (4 Tb/s em cada um dos trechos).

“Com as aplicações exigindo cada vez mais banda e velocidade, é necessário intensificar o investimento em infraestrutura de alta capacidade, de modo a continuar oferecendo aos clientes a melhor experiência em conectividade, a preços acessíveis”, destaca Sérgio Simas, CEO da Forte Telecom. De acordo com ele, a nova rota cruza cidades importantes do estado do Rio de Janeiro e a devem resultar num “aumento expressivo no fluxo de dados e circuitos dedicados entre o estado e o Espírito Santo nos próximos anos”.

Manuel Andrade, CEO da Padtec, destaca que a empresa já iluminou mais de 200 mil quilômetros de redes ópticas DWDM no Brasil e na América Latina. “Com uma linha completa de plataformas ópticas, a Padtec oferece soluções que contribuem para o uso mais efetivo de redes baseadas nessa tecnologia, alinhadas à necessidade de carrier of carriers, provedores e operadoras de serviços de internet de atender seus clientes nas demandas por banda e por novos serviços”, afirma Manuel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *