Franca é confirmada como uma das melhores cidades em saneamento

Da Redação – 22.02.2018 –

Depois de liderar por quatro anos consecutivos o ranking do Instituto Trata Brasil das 100 maiores cidades em saneamento básico no país, Franca agora se destaca entre as 14 cidades brasileiras rumo à universalização pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

No estudo intitulado “Ranking Abes da Universalização do Saneamento”, foi apontado que a cada 100 mil habitantes, apenas 10,23 internações estão relacionadas a doenças de veiculação hídrica na cidade. É um dos menores índices medidos.

“Fundamental a iniciativa da Abes, pois ajuda a chamar a atenção para a situação caótica do saneamento básico no Brasil. Quanto à Franca, um importante reconhecimento, demonstrando que o planejamento de longo prazo, a gestão responsável do dinheiro público e o investimento permanente são requisitos fundamentais para um serviço público de qualidade”, disse Gilson Santos de Mendonça, superintendente da Sabesp na Unidade de Negócio Pardo e Grande, em Franca.

A cidade vem recebendo investimentos no setor desde 1977, quando o abastecimento de água era irregular, cobrindo 70% dos imóveis e metade da população não tinha coleta de esgoto. Em 1998, o abastecimento foi universalizado na cidade e a coleta e tratamento de esgoto está perto da universalização.

Nos últimos cinco anos, a cidade recebeu cerca de R$ 300 milhões de investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, segundo a Sabesp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *