Furukawa lança microcabos ópticos para redes urbanas

Redação – 17.01.2019 –

 

A fabricante japonesa aposta em microcabos, instalados em microdutos por sopramento, como alternativa à infraestrutura aérea – postes – e a redes enterradas mais complexas. Os novos microcabos podem conter até 288 fibras ópticas monomodo. A sacada? Redução de até 50% no diâmetro em comparação aos cabos ópticos convencionais. Outro diferencial é a técnica de sopramento, com o cabo sendo lançado ao longo do duto com impulso do ar gerado por equipamento específico.

“A técnica de instalação por sopramento é essencial para alcançar esse aumento de densidade”, explica Xavier Chiron, responsável pela engenharia de produtos de broadband da Furukawa da Furukawa. “Como a instalação não é por tracionamento, o microcabo possui requisitos mecânicos mais brandos, quando comparado aos cabos convencionais. É possível colocar mais fibras ópticas em um cabo com diâmetro menor”, explica.

De acordo com ele, a técnica de sopramento dá mais velocidade ao trabalho de instalação, além de causar menos transtornos à população, uma vez que as valas dos microdutos são pequenas. “É uma solução indicada para cidades em que não há mais espaço para novos cabos nos postes, ou que querem reduzir a poluição visual causada pelo emaranhado de fios instalados pelas diversas operadoras”, resume.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *