Gerdau lança empresa focada em grafeno

Redação – 16.04.2021 –

A Gerdau acaba de lançar uma nova empresa, batizada de Gerdau Graphene e focada no desenvolvimento e comercialização de produtos à base de grafeno. O material é uma forma cristalina do carbono, assim como o diamante e o grafite, que é reconhecido como o material mais forte já encontrado e um dos melhores condutores no planeta. A princípio, a nova empresa produzirá e comercializará soluções para o mercado de aditivos e boosters usados na construção civil, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas e sensores.

A Gerdau Graphene terá operação independente das divisões de negócio de aço e conta com escritório principal em São Paulo e uma filial nos Estados Unidos. A nova companhia faz parte do portfólio de empresas da Gerdau Next, divisão de novos negócios lançada no segundo semestre de 2020 com o objetivo de empreender em segmentos além do aço.

O grafeno tem benefícios de propriedades mecânicas, como a redução de peso e de atrito, maior eficiência em lubrificação, maior condutividade térmica e elétrica, entre outras. “Iremos comercializar tanto o produto quanto o serviço e know-how em grafeno e, para isso, contamos com alianças estratégicas com parceiros globais e nacionais. Temos como primeiro cliente a própria Gerdau e suas usinas de aço, que permite a criação e testes de novos produtos e soluções com velocidade e intimidade de aplicação”, diz Alexandre de Toledo Corrêa, diretor geral da Gerdau Graphene.

Segundo Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau, o grupo já trabalhava com o grafeno em Manchester, na Inglaterra, desde o ano 2019. “O grafeno é o material mais forte já encontrado, um dos melhores condutores que existem, com inúmeras aplicações potenciais. Com parcerias estratégicas já estabelecidas neste novo negócio, estamos confiantes de que a Gerdau Graphene será um player relevante nas Américas”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *