Gestão de obra da Minha Casa, Minha Vida vai pra nuvem

Da Redação – 24.04.2018 –

Pacaembu Construtora adota software colaborativo no canteiro de obras do MCMV

Especializada no nicho de construções de baixo custo com alta qualidade, na sua própria definição, a construtora baseada em São Paulo tem uma carteira de empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida e outras obras em cerca de 40 cidades do estado. A dispersão e necessidade de melhor gerenciamento pautou a mudança na área de tecnologia da informação. O cenário de gestão anterior, com armazenamento de documentos na rede interna e compartilhado via sharepoint, foi substituído por software de colaboração compartilhado na nuvem.

Ao todo, 54 obras, entre projetos de infraestrutura, que envolvem terraplanagem, redes de água e esgoto, drenagem e ambiental, e projetos de habitação e complementares à habitação, ou seja, fundação e estrutura, hidro sanitário e instalação elétrica, já foram gerenciadas pela nova plataforma.

“As informações ficavam em poder das filiais, tornando o processo de acompanhamento das obras moroso, pois não tínhamos conhecimento em tempo real do que estava sendo desenvolvido e nem do que era entregue nas obras”, resume o gerente de projetos, da Pacaembu Construtora, Marcelo Espinheira. De acordo com ele, a centralização dos documentos aumentou a visibilidade dos empreendimentos.

A plataforma escolhida é o Colaborativo, desenvolvido pela Construtivo e que tem diferentes tipos e acesso para as áreas internas da Pacaembu. De forma geral, os departamentos de engenharia, projetos e jurídico, por exemplo, dividem informações sobre diretrizes, laudos e memoriais, entre outros. “Nosso maior ganho foi desenvolver projetos obtendo, desde seu início, o acompanhamento das revisões e das liberações de todos os envolvidos”, explica Espinheira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *