Goiás busca petrodólares para obras de infraestrutura

Da Redação – 03.03.2017 –

Governador Marconi Perillo lidera uma comitiva de empresários aos Oriente Médio para atrair investimentos em projetos de saneamento, logística e energia em Goiás.

Em busca de investimentos privados para o Estado de Goiás, o governador Marconi Perillo liderou uma missão comercial ao Oriente Médio, que iniciou no domingo (26), nos Emirados Árabes Unidos, e encerra nesta quinta-feira (03), na Arábia Saudita. Integrada por empresários goianos, secretários de governo e o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, entre outras autoridades, a comitiva cumpriu uma extensa agenda, com o objetivo de apresentar as oportunidades de investimentos no Estado.

Em Abu Dhabi, a delegação se reuniu com autoridades e investidores locais, entre eles o Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), o maior fundo soberano do mundo, com patrimônio acumulado de mais de 1 trilhão de dólares. Após apresentar a situação econômica do país e do estado, bem como dados sócio-econômicos e a segurança jurídica para investimentos estrangeiros, Perillo obteve um compromisso da ADIA de analisar os projetos apresentados e visitar Goiás ainda este ano, para o avanço das negociações.

O governador se apoia na estratégica localização geográfica do Estado, bem como o seu potencial em agronegócios, para atrair investimentos em saneamento básico e energia, assim como a construção do trem de passageiros entre Goiânia e Brasília e do terminal de cargas do aeroporto de Anápolis. “A reunião estava prevista para durar 30 minutos e conversamos por mais de uma hora”, comemorou Perillo. Os projetos de privatização do Estado em infraestrutura também fizeram parte da pauta de discussões.

No segundo dia de trabalhos, a delegação visitou a feira internacional de alimentos GulFood, em Dubai, que reúne cerca de cinco mil expositores, dos quais 92 são grandes produtores agrícolas brasileiros. “Os grandes negócios do mundo em alimentos e produção acontecem aqui nesta feira e temos a chance de colocar Goiás na rota deste mercado gigante, que movimenta muitos recursos.” Sua intenção, neste caso, era apresentar as oportunidades em projetos de logística para o escoamento da produção em um estado com forte vocação para o agronegócio.

A segunda etapa da missão comercial prosseguiu na quarta-feira (02), em Riade, na Arábia Saudita. Em reunião com dirigentes da companhia de investimentos Abdulaziz Alsaghyir, Perillo repetiu seu roteiro de apresentações. A empresa de investimentos atua basicamente nos setores de indústria, varejo, petróleo e gás, mercado imobiliário, construção civil, comunicações, alimentação e privatização de obras de infraestrutura. “A decisão da Arábia Saudita de nos receber e nos apresentar a seus empresários e investidores mostra que eles estão abertos a conversações com o governo de Goiás e com os empreendedores goianos”, disse Perillo.

A pauta de reuniões na Arábia Saudita envolveu ainda uma visita às instalações da ABB, gigante internacional nas áreas de energia, automação, comunicação e transportes, para um intercâmbio em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Nesta quinta-feira, a comitiva encerra suas atividades no país em uma reunião com príncipe saudita Murquin Bin Abdul Aziz Al Saud, em Riade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *