Google destaca rede óptica com tecnologia brasileira em evento

Da Redação – 08.06.2018 –

Gigante mundial mostra infraestrutura de 400 km que interliga o Rio de Janeiro à Praia Grande, em São Paulo

O Google resolveu mostrar seus ativos no país como forma de confirmar a importância da operação local e um dos destaques é o cabo óptico submarino de 400 km, que liga Rio de Janeiro (Praia da Macumba) à Baixada Santista, em Praia Grande. A rede, conhecida como Cabo Júnior, foi um pacote fornecido pela Padtec, de Campinas.

O evento – Google for Brasil 2018 – aconteceu ontem em São Paulo e mostrou um dos cérebros do Cabo Júnior, o repetidor óptico submarino, desenvolvido pela empresa paulista e responsável pela amplificação intermediária do sinal ao longo do sistema de cabos. Também foram exibidas fotos que registram as várias fases de implantação do sistema do Google.

De acordo com Cristian Ramos, gerente de Parcerias de Desenvolvimento de Infraestrutura de Internet para a América Latina do Google, o Júnior e dois outros cabos operados pelo Google, vão ajudar a ampliar a infraestrutura digital na América do Sul.

Já Manuel Andrade, CEO da Padtec, lembra que o repetidor óptico para sistemas submarinos desenvolvido pela Padtec “é um exemplo de esforço em P&D que se mostrou bastante promissor para a empresa”. Segundo ele, esse é o primeiro projeto com o Google, dentro do espírito de parceria tecnológica entre as duas companhias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *