Governo catarinense adota plataforma de comunicação da Alcatel

Da Redação – 08.11.2017 –

Baseada na nuvem, ferramenta vai ser usada por cerca de 90 mil funcionários até 2018 e integra voz, dados, compartilhamento de arquivos e vídeos, entre outros

As secretarias estaduais de Santa Catarina adotaram a ferramenta de comunicação Rainbow, da Alcatel Lucent Enterprise (ALE). Com isso, os funcionários públicos passam a integrar suas comunicações de voz e dados numa só plataforma na nuvem. A coordenação do processo é da Secretaria de Estado da Administração (SEA-SC) e envolve outras entidades estatais catarinenses. Na prática os recursos serão usados por cerca de 90 mil profissionais até o final de 2018. Na primeira etapa do processo, no entanto, 40 mil deles poderão trocar mensagens de texto, áudio e vídeo, compartilhar arquivos e criar grupos por área de atuação, além de receber comunicados oficiais.

A implantação em si da Rainbow, nome comercial da plataforma, está sendo feita pela Intuitiva Tecnologia, parceira da ALE. Sete secretarias já fazem parte do processo, que também foi estendido para a Defensoria Pública do Estado, Polícia Militar, Procuradoria Geral do Estado, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola, Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Agência de Regulação de Serviços Públicos e Polícia Civil.

“Estamos sistematicamente buscando soluções que possam gerar benefícios em iniciativas integradas, com preferência para sistemas abertos que nos ofereçam a possibilidade de ampliação com o menor custo e o máximo de aproveitamento”, destaca o secretário de Estado da Administração de Santa Catarina, Milton Martini. Para Nuno Ribas, especialista da ALE, a plataforma única de comunicação é o primeiro passo para o conceito de comunicações unificadas, o que exige uma infraestrutura de TI preparada para a “enorme demanda da carga gerada por funcionários que usam cada vez mais dispositivos móveis e aplicações no ambiente de trabalho”.

Criada no modelo de Plataforma de Comunicação como Serviço (CPaaS), a Rainbow é baseada em nuvem e oferece um conjunto de serviços que se integram com aplicativos e processos de negócios. A plataforma opera por meio de um aplicativo em desktops e smartphones e possibilita o gerenciamento de contatos, de presença, mensagens instantâneas, chamadas de áudio e vídeo, além de compartilhamento de tela e de arquivos.