Governo paulista procura investidores para concessão de rodovias

Da Redação – 19/12/2016 –
Comissão do governo estadual apresenta programa de concessão de quatro lotes de rodovias paulistas a empresários espanhóis, italianos e franceses.

Depois de divulgar o programa estadual de concessão de rodovias a potenciais investidores norte-americanos, com apresentações realizadas em Washington e Nova York, em novembro passado, o governo de São Paulo volta agora suas atenções para a Europa. Uma comissão liderada pelo secretário de governo, Saulo de Castro Abreu Filho, visitou o continente para apresentar o projeto a empresários espanhóis, italianos e franceses.

Dos quatro lotes de rodovias, dois já contam com o projeto concluído para concessão e devem resultar em investimentos privados de cerca de R$ 8,5 bilhões, segundo as estimativas do Palácio dos Bandeirantes. Um deles é a Rodovias Centro Oeste Paulista, cujo edital de licitação foi lançado em setembro e a abertura das propostas está prevista para fevereiro de 2017. O lote abrange aproximadamente 570 quilômetros de estradas interligando as regiões de Araraquara, Barretos, Bauru, Franca, Marília e Ribeirão Preto, que demandarão R$ 3,9 bilhões em investimentos nos 30 anos de concessão, em obras de ampliação, restauração, implantação de sistemas de operação e segurança, entre outros.

Um segundo lote para concessão, batizado de Rodovia dos Calçados, que totaliza cerca de 747 quilômetros de estradas entre os município de Itaporanga e Franca, encontra-se em fase de consulta pública. A estimativa do governo é que o projeto impulsione investimentos privados de R$ 4,6 bilhões em obras de duplicações, restauração e modernização de pistas, entre outros. Completando o cardápio de concessões rodoviárias proposto pelo governo paulista, há ainda um lote de estradas que ligam o litoral Norte do Estado e a implantação do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas.

O modelo de concessão foi elaborado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), com o apoio do IFC (International Finance Corporation), e o critério de julgamento para as propostas se baseia na maior oferta pela outorga.