Truck crane parrudo pode concorrer com RT em operações off road

Da Redação – 18.07.2016 –

Caminhao-guindaste_ ScaniaA pedido e com a parceria de desenvolvimento da Cunzolo, a Scania montou guindaste sobre um modelo de caminhão 8×4, o maior da sua linha e indicado principalmente para operações fora de estrada. É o primeiro guindaste sobre caminhão fora-de-estrada na América Latina, segundo as empresas envolvidas, o que configura um novo nicho de mercado e também uma ameaça aos guindastes modelo rough terrain (RT), que até então eram os únicos realmente indicados para operação em terrenos acidentados, como o próprio nome sugere.

“Esse caminhão-guindaste tem capacidade técnica de 40 toneladas de içamento e, pelo seu tamanho compacto, entra em locais onde os RT não entram”, diz Celso Mendonça, gerente de desenvolvimento de negócios da Scania no Brasil.

Para Marcos Cunzolo, diretor comercial da empresa que leva o seu sobrenome, a capacidade de carga, de 40 toneladas, e a altura de içamento, de 42 metros, são diferenciais do equipamento. “Afinal, os concorrentes (truck cranes) mais próximos chegam a apenas 25 toneladas e 30 metros de içamento”, diz. “Estamos falando de quase 60% a mais de tonelagem, com um caminhão mais robusto, econômico e eficiente, e cuja envergadura e dimensões reduzidas conferem vantagens para nossos clientes em diversos tipos de demanda”, complementa com o detalhe de que os 36 metros de alcance horizontal é outro diferencial.

Patolas estabilizadoras com capacidade de 4 toneladas cada permitem que o guindaste trabalhe em 360º
Patolas estabilizadoras com capacidade de 4 toneladas cada permitem que o guindaste trabalhe em 360º

Por enquanto, segundo os envolvidos, apenas uma unidade foi produzida e é avaliada em R$ 1,5 milhão. Ela compõe a frota da Cunzolo, que é prestadora de serviços de movimentação de cargas e por isso “será utilizada para içamento e acesso a alturas elevadas, já que possui o cesto aéreo homologado pela NR12”, diz Cunzolo.

Segundo Mendonça, da Scania, todas as características do G 440 (modelo 8×4 sobre o qual o guindaste foi montado) foram mantidas. “É o caso do chassi duplo, com 9,5mm de espessura mais 7mm de espessura do reforço, e do câmbio automatiizado”, diz ele. “O mesmo vale para a suspensão com molas parabólicas, diferenciais nos dois eixos traseiros, dois eixos dianteiros direcionais originais de fábrica”, diz.

Foram adicionados, ele salienta, componentes especiais na parte dianteira do caminhão, possibilitando a colocação de duas patolas estabilizadoras com capacidade de 4 toneladas cada. “Em razão disso, o guindaste consegue trabalhar em 360º, o que é outro marco para o mercado”, completa.