Huawei bate recorde em transmissão de rede óptica

Da redação – 05.10.2016 –

Teste em laboratório mostra que tecnologia da empresa pode alcançar transmissões em até 648,5 km sem necessidade de sistemas de repetição.

A evolução da infraestrutura óptica de telecomunicações sem repetidores continua no escopo da fabricante chinesa. Na prática as redes físicas sem sistemas de repetição podem ser instaladas mais rapidamente e com menos custos. O recorde atual da empresa foi divulgado na semana passada e envolve o teste de laboratório para uma planta com extensão de 648,5 km, operando as tecnologias 100G (transmissão) e em duas outras técnicas conhecidas: o amplificador melhorado de Raman (ERPC) e o amplificador de bombeio óptico remoto (ROPA).

Antes do novo recorde, a Huawei já tinha alcançado transmissões sem repetidores a uma distância de 627 km num cabo submarino, iniciativa anunciada em abril desse ano. Os recursos envolvem ainda melhoria em codificação, o que impactaria, segundo a empresa, em melhor capacidade de transmissão 100 G. Já o teste de laboratório foi realizado em um canal de 100G/s por uma fibra ótica de perda ultra baixa ao usar o ERPC e o ROPA desenvolvidos pela própria Huawei.

“A Huawei evoluiu o design de sistemas sem repetição, o que demonstra nosso compromisso contínuo em investimentos em tecnologia de alto desempenho”, explica Zhang Shigui, vice-presidente de tecnologia da Huawei. De acordo com ele, quando usada comercialmente, a tecnologia ampliará o alcance dos sistemas sem repetição e criará maior valor para as operadoras e outros detentores de infraestrutura óptica de grande distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *