Huawei lança nova tech de rede definida por software

Da Redação – 12.09.2017 –

Solução está focada em infraestrutura de WAN e mira a comunicação entre empresas e suas filiais

As soluções de redes definidas por softwares (SDN) ganham mais espaço na chinesa Huawei, que acaba de lançar uma nova plataforma de SD-WAN. Na prática, a tecnologia permite a interconexão entre matriz e filiais de empresas, com serviços ativados sob demanda e com a maioria dos recursos hospedados na nuvem. Apesar de ser uma rede SD, a solução precisa de hardwares na ponta, nos clientes, para funcionar. Aí entram os chamados gateways universais da série AR1600 e da série AR650.

De acordo com a Huawei, são eles que fazem funcionar os serviços sob demanda e agem sob a batuta do Agile Controller, recurso que funciona como orquestrador da SD-WAN. Aqui fechamos, grosso modo, alguns conceitos que fazem parte desse tipo de rede: a necessidade de hardwares no usuário final e uma plataforma de gestão “orquestrando” o processo. Algo que as comunicações oficiais dos fabricantes de tecnologia em telecomunicações e TI raramente explicam. Ou quando explicam a coisa fica pior ainda. Papel do Agile: “orquestrar a entrega SVAs automaticamente, a fim de que possam ser proporcionados dentro de minutos. Isso soluciona as questões de provisionamento de serviço lento e inflexível em soluções tradicionais”, diz a Huawei.

Apesar de lançada agora no Brasil, a solução já está em uso comercial e viabiliza a implementação de serviços flexíveis, funções adicionais de rede e garantia de experiência, além de otimização de experiência em negócios transnacionais. A segurança é outra característica e inclui recursos como a tecnologia de agendamento de tráfego inteligente global para entregar uma solução de seleção de caminho inteligente baseada no usuário.

Outro ganho seria uma redução de custo de operação em 80% (opex) por meio de um sistema automatizado para localizar falhas em toda a rede dentro de segundos. Essa solução específica pode ser implementada usando diversos métodos, como por meio de e-mail ou escaneamento de código de barras. Além disso, os dispositivos são do tipo “plug and play”, o que aprimora grandemente a eficiência da implementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *