Indianos usam robótica para limpeza de bueiros

Da Redação – 15.10.2018 –

Genrobotic Innovations, criada por engenheiros e com foco em empreendorismo social, desenvolveu solução que reduz riscos de morte 

O saneamento básico é um desafio no Brasil, mas existem locais, acredite, que a situação ainda é pior. É o caso da Índia, onde a limpeza de bueiros tem sido feita em condições de alto risco com a entrada de pessoas dentro da rede. A atividade é proibida, porém continua e causa várias mortes por ano no país asiático. Para tentar mitigar o problema a Genrobotic Innovations, investiu no desenvolvimento de uma solução semirrobótica. Trata-se de um robô a prova d´água que é imerso nos bueiros e realizado o trabalho de desobstrução antes realizado diretamente com mão de obra humana.

Chamado de Bandicoot, o robô já atua na área de Trivandrum, em Kerala, e deve ser expandido para outras regiões da Índia. Além dos bueiros, um dos principais focos do Bandicoot são os poços profundos e os tanques sépticos. O equipamento é destinado a municípios do governo estadual, cujo ônus é realizar a limpeza de esgotos subterrâneos, especialmente durante o início da monção. O robô aparentemente trabalha sob qualquer condição extrema para retirar o lodo de baixo.

Definido como um limpador robótico, o Bandicoot é uma conjunto de máquinas eletro-mecânico à prova de água. Ele também possui um braço para eliminar a necessidade de um ajuda humana para realizar trabalhos dentro dos bueiros, ou seja, flexibilidade. Para entrar nos poços de visita, o Bandicoot também é projetado para convergir seu diâmetro para se ajustar dinamicamente à área interna.